Neste número extra, um rápido anúncio: o nome do agraciado com Nobel de Economia foi anunciado. A área de economia institucional é a premiada com Acemoglu, Johnson e Robinson e complementa o argumento de North sobre a importância das instituições sobre o desenvolvimento econômico.
O trabalho sobre instituições e política já vinha de trabalhos de Easterly, Levine, Sokoloff, North e Weingast dentre outros, no início dos anos 2000 quando Acemoglu, Johnson e Robinson entraram no debate. Ótima notícia para quem gosta de História Econômica feita de forma consistente (com modelos teóricos e aplicações empíricas) e de Desenvolvimento Econômico!
Observações críticas: pessoalmente, acho o livro popularizado deles interessante, mas impreciso quando se trata de países (e, na minha opinião, Acemoglu tem opiniões estranhas sobre a liberdade de expressão). Veja-se o caso do Brasil, por exemplo. Houve também a polêmica sobre os dados de mortalidade de colonos que, aliás, foram citados na apresentação do Prêmio (mas esta, Acemoglu e associados parecem ter vencido).
É isso aí, pessoal. Até mais!